•  geral@jftavira.pt
  •  Sede: 281 322 452
  •  Posto CTT: 281 381 639
Image

A União das Freguesias de Tavira - Santa Maria e Santiago

Informação sobre a Freguesia de Tavira e sua caracterização.

Image
Image

Santa Maria

(D.R.III Série nº 255, de 04/11/97)
 
BRASÃO 
Escudo de prata, com uma esfera armilar de negro, circundada por um ramo de laranjeira de verde, frutada de três laranjas de sua cor e por um ramo de três espigas de trigo, de verde, os pés passados em aspa e atados por um torçal de vermelho; sotoposta, uma ponte de três arcos de negro, lavrada de prata, firmada nos flancos e movente de uma ponta ondada de três tiras de verde e prata. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: «TAVIRA» - «SANTA MARIA».
 
BANDEIRA
Verde. Cordão e borlas de prata e verde. Haste e lança de ouro.
 
SELO
Nos termos da lei com a legenda “Junta de Freguesia de Santa Maria de Tavira”.
 
Área:  135,09 km², o equivalente a 13,520 hectares
Densidade: 65,4 hab/km².
 
Localização Geográfica: Inicia no litoral ao largo da Ilha de Tavira, estendendo-se pela margem esquerda do rio Gilão ate á zona serrana. 
 
Localidades da freguesia:
Águas dos Fusos, Almargem Altura dos Milhanos, Arraial, Asseca (sítio partilhado pelas freguesias de Santiago e Santo Estêvão), Barrada, Beliche, Bodega, Borracheira, Campeiros, Carriços, Capelinha, Cintados, Corte Besteiros, Corte Perdida, Cotovio, Cruz dos Colos, Curral dos Boieiros, Eira da Palma, Encruzilhadas, Fonte Salgada, Fornalha, Fuzeta, Malhada do São, Malhadinha do Poço, Mato de Santo Espírito, Pegada, Picota, Pocilgões, Casinhas, Poço do Vale da Vaca, Pomar, Quatro Águas, Ribeirinha da Umbria, São Marcos, Soalheira do Pereiro, Soalheira do Vale da Murta, Vale Cerva, Tafe, Taleiros, Tira Baixo, Umbrias do Camacho, Vale Caranguejo, Vale Covo, Vale Formoso, Vale de Junco e Zimbral.
 
Freguesia Limítrofes:                  
Nascente: Conceição, Vaqueiros e Odeleite.         
Sul: Costa marítima,  Santiago.
Poente: Cachopo, Santa Catarina da Fonte do Bispo, Santo Estevão.
Norte: Cachopo.
 
Distrito: Faro
 
Origem:  A origem da freguesia de Santa Maria remonta à ocupação desta área pelos povos gregos e túrdulos, que aqui chegaram atraídos pelo porto de mar.
 
Lendas Típicas: A Lenda do Poço Vaz Varela
 
População (das duas freguesias):
Número de habitantes - 15.432
(* dados censitários relativos ao ano 2021)
 
Desenvolvimento Económico:
Setor primário - pesca artesanal e apanha de marisco, sobretudo de viveiros, constituem uma das principais fontes de rendimento da economia local. Também a agricultura desempenha um lugar relevante, no domínio de produtos hortícolas, pomares de citrinos e sequeiro.
 
Setor secundário - destaca-se o papel da indústria hoteleira, que  se apresenta como o principal empregador nos hotéis, restaurantes e similares.
 
Setor terciário - está em desenvolvimento, quer ao nível do comércio, quer no que respeita aos serviços. Quem nos visita pode beneficiar de todos os serviços, comercio e uma vasta gama de produtos que satisfazem as necesidades.
Image

Santiago

(D.R.III Série nº 241, de 19/10/98)
 
BRASÃO
Torna-se Pública a Ordenação heráldica do Brasão, Bandeira e Selo da Junta de Freguesia de Escudo de Azul, castelo de ouro fretada de negro, carregando com uma cruz da Ordem de Santiago de vermelho e tendo na torre do meio uma bandeira de ouro fretada de vermelho com haste de negro; em orla um ramo de alfarrobeira e amendoeira, florido e fretado de prata, com os pés passados em aspa atados de vermelho. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco com a legenda a negro: “Tavira-Santiago”.

DESCRIÇÃO HERÁLDICA
Tendo em conta o Parecer da comissão heráldica da Associação de Arqueólogos Portugueses em 4 de Junho de 1998, que foi aprovado, sob proposta da Junta de Freguesia na Segunda Sessão Extraordinária da Assembleia de Freguesia em 25 de Junho de 1998.

BANDEIRA
Amarela. Cordão e borlas de ouro e azul. Hasta e lança de ouro.

SELO
Nos termos da lei com a legenda “Junta de Freguesia de Santiago de Tavira”.

MEMÓRIA DESCRITIVA E JUSTIFICATIVA DOS SÍMBOLOS HERÁLDICOS
O Escudo com a cruz de Santiago homenageia a Antiquíssima e Nobre Ordem de Santiago, a que a Freguesia se honra de ter pertencido.
O castelo simboliza o passado histórico da cidade na grande conquista aos Mouros por D. Paio Peres Correia, Cavaleiro Espadatário e Comendador da Ordem de Santiago.
Os ramos de Alfarrobeira e Amendoeira lembram a produção agrícola da região.

Área: 25,70 km², o equivalente a 2.590 hectares
Densidade: 65,4 hab/km²

Localização Geográfica: Insere-se no coração da cidade de Tavira, mas também para Norte, englobando a zona de Santa Margarida.

Localidades da freguesia:
Asseca (sítio partilhado pelas freguesias de Santa Maria e Santo Estêvão), Bernardinheiro, Fojo, Foz, Pêro Gil, Santa Margarida e São Pedro.

Freguesia Limítrofes:
Nascente: Santa Maria
Sul: Costa marítima e Santa Luzia
Poente: Luz de Tavira e Santo Estêvão
Norte: Santa Maria

Distrito: Faro

Origem: A freguesia de Santiago remonta pelo menos ao ano 1270, em que Afonso III doou o seu padroado ao Bispo de Silves por carta régia de 5 de Fevereiro desse ano (averbada a F 109 do Livro I das Doações da CHANCELARIA daquele Monarca).

Personagens históricas: Diogo Mendonça Corte Real foi 1º Ministro de D. João V nasceu na Rua dos Mouros.

Lendas Típicas: Lenda da Moura Encantada do Castelo de Tavira.

População (das duas freguesias):
Número de habitantes - 15.432
(* dados censitários relativos ao ano 2021)

Desenvolvimento Económico:
Sector primário - Agricultura de sequeiro (alfarrobeiras, figueiras e amendoeiras) e regadio (laranjeiras e limoeiros) de pequena parcela vivendo deste sector 30% da população da freguesia.

Sector secundário - Praticamente é um sector com fracos recursos tornando-se quase inexistente, podemos indicar que 10% da população da Freguesia trabalha neste sector.

Sector terciário - A parte restante da população vive do comercio e serviços.