•  geral@jftavira.pt
  •  Sede: 281 322 452
  •  Posto CTT: 281 381 639
Image

Inauguração da obra da Fontinha do Bispo

Inauguração da obra da Fontinha do Bispo

Afim de perpetuar a realização da Feira de S. Francisco que se realizou até ao ano de 1978 no Campo da Atalaia, e que começava precisamente na Rua da Fonte do Bispo, onde a água da mesma fonte era vendida a copo por homens que ali vinham encher os seus cântaros, a União das Freguesias de Tavira (Santa Maria e santiago) encomendou à artista plástica tavirense (que viveu esses tempos) Margarida dos Santos, um trabalho em azulejos sobre essa temática, para que as gerações anteriores recordem esses momentos naquele espaço, e também para que as posteriores fiquem a conhecer mais um pouco da história da nossa cidade.

Tudo isto resultou num trabalho fantástico da Margarida dos Santos, que pode ser apreciado por todos vós na Fontinha do Bispo, onde inclusive, muito justamente se faz uma homenagem ao Capitão Arnaldo Casimiro Anica, a quem muito Tavira ficou a dever, pelos seus escritos e pesquisas, tendo sido inaugurada pela Freguesia de Tavira, no passado dia 24 de Abril, com a presença da Sra Presidente da Câmara Dra Ana Paula Martins, o seu executivo, O Presidente da Assembleia Municipal, os funcionários da Junta, todas as forças vivas da cidade, e vários outros convidados.

Com um agradecimento a todos os que contribuíram para o efeito, realço obviamente a autora Margarida dos Santos, o fabricante J. Brás, o Sr. José Francisco que colocou os painéis, e a família Andrade no apoio documental.

Tavira, 10 de Maio de 2024
O Presidente da Freguesia
José Mateus Domingos Costa